14 julho 2015 0

PLATINA PODE SER UM METAL EXTRATERRESTRE

A PLATINA PODE TER VINDO DO ESPAÇO

Fiquem tranquilos, não estamos falando que os extraterrestres estão entre nós.

Platina como e econtrada na natureza pepita de platina

A PLATINA COMO É ENCONTRADA NA NATUREZA. NESTE CASO TEMOS UM PEPITA DE PLATINA.
O que acontece é, segundo um novo estudo feito por geólogos da Universidade de Toronto no Canadá e da Universidade de Maryland nos Estados Unidos, a riqueza de alguns minerais abaixo da superfície da Terra pode ter origem extraterrestre e entre eles está a Platina.

Segundo James Brenan, do Departamento de Geologia da Universidade de Toronto,  a temperatura extrema na qual o núcleo da Terra se formou há mais de 4 bilhões de anos teria eliminado completamente qualquer metal precioso da crosta rochosa e o depositado no núcleo.

Platina e Ouro dois metais preciosos de alto valor agregado

BARRA DE PLATINA PURA AO LADO DE UMA BARRA DE OURO PURO. OS DOIS METAIS SÃO CONSIDERADOS VALIOSOS INTERNACIONALMENTE.

Desta forma, não seria possível que houvessem hoje concentrações detectáveis e mesmo capazes de serem extraídas pela mineração, de metais preciosos como platina ou ródio.

Pela teoria de Brenan, não seríamos capazes e encontrar reservas destes metais na crosta rochosa.

Há tempos os cientistas especulam que de 4 a 4,5 bilhões de anos atrás a Terra era uma massa fria de rocha misturada com ferro e o metal teria sido derretido pelo calor gerado do impacto de objetos de grande massa na superfície do planeta que então se formava.

O processo teria feito com que o ferro se separasse da rocha e formasse o núcleo do planeta.

Brenan e William McDonough, da Universidade de Maryland, recriaram a pressão e temperatura extremas do processo, submetendo uma mistura semelhante a temperaturas acima de 2.000º C e medindo a composição de rocha e ferro resultante.

Como o metal foi eliminado da rocha no processo, os cientistas estimam que o mesmo teria ocorrido quando a Terra foi formada.

Desta forma eles concluíram que alguns metais, como a platina, o ósmio, o irídio e o ródio, não poderiam derivar de processos internos.

Segundo eles, algum tipo da fonte externa teria contribuído para a sua presença na porção rochosa exterior da Terra.

Nas próprias palavras do pesquisador James Brenan seria: “Como uma ‘chuva’ de detritos extraterrestres, tais como cometas ou meteoritos”. Nesta chuva é que teríamos “recebido” metais como a Platina.

Ainda segundo ele: “A noção dessa chuva extraterrestre também pode explicar outro mistério, que é como a porção rochosa da Terra acabou tendo hidrogênio, carbono e fósforo, os componentes essenciais da vida, que provavelmente foram perdidos durante a violenta formação do planeta”.

O estudo teve apoio da Nasa, a agência espacial norte-americana, e do Conselho de Pesquisas em Ciências Naturais e Engenharias do Canadá.

Independente da Platina ter origem extraterrestre, este metal é largamente utilizado no mundo para as mais diversas aplicações. Quer saber quais clique AQUI.

Caso tenha Platina pura ou ligas de Platina com Ródio ou Ouro para vender é só entrar em contato com a Compra Joias BH que temos interesse em comprar.