O dente de ouro é um acessório muito usado por quem gosta de ostentar. Mas você sabia que, por trás de toda essa moda, existe uma história milenar? Pois é! As origens desse costume surgiram lá atrás, com os ciganos.
O povo cigano é formado por nômades de várias etnias que perambulavam pela Europa muitos anos atrás. Acredita-se que a Índia seja seu berço, embora tenham ocupado também o Egito e, por fim, a Europa.
Em meio a diversas tradições desses grupos, o dente de ouro surgiu como uma tática de preservação. Ficou curioso sobre a cultura dos ciganos e quanto custa um dente de ouro hoje em dia? Te explicamos tudo neste conteúdo, basta continuar a leitura.
Qual a história dos povos ciganos?
Antes de mais nada, é importante lembrar que os povos ciganos não seguiam apenas um estilo de vida. Eles surgiram de forma múltipla e, com o tempo, acabaram se espalhando e levando novas tradições para o restante do mundo.
Muitas falas sobre esses povos, que têm origem provável no oriente, são carregadas de preconceitos. O que se sabe até o momento, no entanto, é que a população cigana é dividida em vários grupos ou etnias.
Com essas variações, não é possível afirmar que as tradições de determinada família são exatamente as mesmas que as de outra. O papel que cada membro exerce dentro do núcleo familiar também pode variar de acordo com inúmeros fatores.
Em boa parte das vezes, os ciganos são nômades. Isso significa que eles perambulam entre vários locais e não têm residência fixa, mudando-se de casa frequentemente. Foi no meio de toda essa rotina imprevisível que o tradicional dente de ouro apareceu.
Dente de ouro: alternativa para carregar o metal
O ouro é um dos metais mais presentes em nosso dia a dia, seja nas joalherias ou não. Assim como aqui no Brasil, muitas tradições ciganas utilizam o material para trocas financeiras e até mesmo como forma de demarcar um casamento.
E é nesse sentido que surgiu o dente de ouro. Como os povos nômades estavam sempre se deslocando com riquezas, essa alternativa serviu muito bem aos costumes dos grupos. Impressionante, né? Dessa maneira, os ciganos podiam transportar o metal facilmente e sem a chance de perda ou roubo.
Com o passar do tempo, a tradição acabou virando um símbolo de riqueza. Quem nunca ouviu que as roupas e itens preciosos dos ciganos valiam muito dinheiro, não é verdade?
Quanto custa um dente de ouro?
Atualmente, o dente de ouro está presente em uma parcela significativa de consultórios odontológicos. Herança do povo cigano, o item é queridinho de quem tem poder aquisitivo maior ou quer conferir estilo ao visual. E, é claro, existem aqueles que utilizam a prótese como forma de suprir um dente perdido.
Já que o ouro é uma das ligas metálicas mais caras por ser muito precioso, os dentistas costumavam fazer implantes dentários pela sua resistência. O procedimento custava muito caro e, por isso, acabou caindo no esquecimento.
Fato é que, hoje em dia, ter dentes de ouro é um grande símbolo de status financeiro. Mas como ele é confeccionado? Bem, os laboratórios de próteses dentárias fazem esse trabalho, já os dentistas instalam o item na boca do paciente.
Muita gente tem dúvida sobre como tirar dente de ouro. Na realidade, ele funciona como uma espécie de aparelho móvel. Basta que o indivíduo retire, com cuidado, que não sentirá dor alguma.
Enfim, vamos aos preços. Um único dente de ouro pode custar entre R$ 7 mil e R$ 12 mil no Brasil. Depende muito da clínica e do profissional que você escolher! Vale mencionar que ouro fica inativo quimicamente, não sendo afetado pelo ar e calor. Assim, se o paciente fizer bom uso, provavelmente não terá problemas.
Conclusão
O povo cigano contribuiu infinitamente para o desenvolvimento econômico da sociedade, incluindo a tradição do dente de ouro. Além de um costume muito antigo que fez parte da vivência de diversas famílias, o acessório é um avanço para a ortodontia. Afinal, os dentes ficam protegidos embaixo do ouro.
Assim como para outras joias, a venda do dente de ouro pode gerar um bom dinheiro. E você, já pensou em colocar um desses?