O que acontece se eu não pagar o penhor da Caixa?

O que acontece se eu não pagar o penhor da Caixa?

O penhor da Caixa Econômica Federal é uma ótima alternativa para quem precisa de dinheiro rápido e não quer pegar empréstimos. Sabemos que recorrer a bancos pode ser um tiro no pé, já que os juros elevados tendem a pesar no bolso. É por isso que muita gente aposta no penhor de bens valiosos, dentre eles o penhor de joias.

Neste post, te contamos tudo sobre essa modalidade de crédito. Além disso, esclarecemos o que acontece se você não pagar o penhor da Caixa! Para melhorar sua saúde financeira e conhecer mais alternativas, basta continuar acompanhando. Vamos lá?

O que é penhor da Caixa?

Antes de mais nada, vamos entender o que significa esse termo. Bem, o penhor é regulamentado pelo Código Civil e, no Brasil, somente a Caixa Econômica Federal tem autorização para a prática. É o que diz o artigo 2º do decreto-lei 759/1969.

De forma bem simples, funciona como uma linha de crédito em que a pessoa oferece peças valiosas como garantia de empréstimo. Vale dizer, por outro lado, que o processo dispensa uma análise de crédito. Esse acaba sendo um benefício para quem é negativado e precisaria prestar contas caso optasse pelo empréstimo bancário.

Assim, uma das alternativas mais comuns é o penhor de joias, no qual o devedor “empresta” as peças à Caixa.

Passo a passo do penhor da Caixa

Decidiu que precisa de dinheiro rápido e o penhor é o melhor caminho? O primeiro passo é procurar uma agência cadastrada da Caixa Econômica Federal. Com os documentos em mãos, basta apresentar alguns dados pessoais e prontinho, é só seguir as orientações.

Na agência, a pessoa interessada pode fazer uma avaliação detalhada para saber quanto pode receber pelo empréstimo. Esse valor liberado será relativo ao preço da joia ou relógio penhorados, por exemplo. Os juros são relativamente inferiores aos exigidos nos empréstimos convencionais.

Depois de passar pela avaliação, um prazo é estipulado entre as partes. Assim, as joias são devolvidas se o acordo financeiro foi cumprido ao longo do tempo. Caso contrário, o devedor tem o período de um mês para quitar o débito junto à Caixa.

E se eu não conseguir pagar?

Apesar das vantagens do penhor de joias, esse é um fator que merece atenção especial por parte do devedor. Caso o devedor não consiga quitar o “empréstimo” com a instituição financeira a tempo, seus bens podem ir a leilão. O credor – a Caixa – passa a ter direito sobre a posse do bem penhorado, o que significa que você pode perdê-lo para sempre.

Tendo isso em mente, sempre orientamos que nossos clientes acionem o penhor da Caixa quando for extremamente necessário. Dentre as desvantagens do penhor, está o risco de perder itens valiosos e com valor sentimental. E ninguém quer que isso aconteça, não é verdade?

Vantagens x desvantagens

Um dos principais benefícios do penhor da Caixa é que a modalidade oferece juros mais baixos devido à redução do risco de não pagamento. Isto é, quando alguém dá um item como garantia, a Caixa dispensa a checagem nos órgãos de proteção ao crédito. Isso faz com que a instituição assuma riscos menores.

Além disso, pessoas com o nome “sujo” que normalmente não estariam aptas a pegar empréstimos podem investir no penhor.

Por outro lado, o penhor da Caixa é uma responsabilidade. E não se deve entrar em um negócio sem poder arcar com as consequências, combinado? Vale dizer que a peça pode ser avaliada em até 10% a menos do valor de venda comum, devido a inúmeros fatores.

O preço também pode ficar estagnado enquanto durar o contrato, provocando a desvalorização parcial da joia. Mais que isso, é preciso ter atenção redobrada para não perder os prazos de quitação e, assim, evitar que seus bens sejam leiloados.

Conclusão

Apesar de ser uma boa opção, é importante considerar sua atual condição financeira antes de penhorar joias. Existem outras maneiras de lucrar com as suas preciosidades, principalmente quando falamos em joias antigas! Você já ouviu falar sobre a venda de joias? Essa é uma modalidade que vem crescendo em Belo Horizonte, proporcionando dinheiro rápido e fácil. Clique aqui e confira mais detalhes.

Esperamos que você tenha achado este conteúdo útil. Para mais dicas sobre como cuidar de sua saúde financeira, acompanhe o blog da Compro Joias BH.

Últimos Posts

Confira as nossas últimas postagens em nosso blog e fique por dentro de todos os assuntos relacionados a compra de joias, ouro e outros itens de valor.