Tipos de correntes de ouro

Tipos de corrente de ouro

Acessórios para usar no pescoço são preferidos entre as mulheres e também junto ao público masculino. Com isso, nos últimos anos, as correntes de ouro se transformaram em peças presentes em diversas ocasiões, agregando ao estilo de qualquer pessoa. No entanto, escolher um acessório que realmente combina não é uma tarefa tão simples assim. Hoje em dia é possível encontrar diferentes tipos de correntes de ouro, variando no tamanho, modelo, cores e características complementares. 

Por isso, chegou a hora de apresentarmos alguns tipos de correntes de ouro, para que você consiga ter alguns critérios na hora de escolher aquela que mais combina com você. Leia este conteúdo até o final e entenda as diferenças e também como identificar uma peça verdadeira. 

5 tipos de correntes de ouro

Vale lembrar que existem vários modelos, o objetivo aqui não é apresentar todos, visto que alguns são derivados de outros modelos. Assim, a seguir você conhece os 5 tipos de correntes de ouro mais tradicionais e, principalmente, aqueles que você mais vai encontrar na hora de comprar esse acessório. 

1. Corrente Fígaro

Vamos começar com o tipo de corrente conhecido como Fígaro. Essa corrente é formada por sequências composta por um elo maior seguido por outros três elos menores. Esse detalhe cria um efeito despojado, demonstrando uma personalidade por meio do acessório. 

Muito procurada pelo público masculino, a corrente de ouro tipo Fígaro pode ser encontrada em diferentes tamanhos e gramaturas. 

2. Corrente Grumet

Esse é um dos tipos mais tradicionais de correntes de ouro. Para receber este nome, o acessório precisa contar com argolas do mesmo tamanho e presas na mesma direção, que se conectam até formar a corrente. 

Esse tipo de corrente de ouro é muito buscada por pessoas que querem um acessório que destaca a simplicidade, sem que seja preciso abrir mão de sofisticação e da beleza de uma corrente de ouro. 

3. Corrente Cartier

É ainda mais tradicional que o modelo anterior, sendo uma das peças mais lembradas quando falamos sobre correntes de ouro. Esse acessório foi pensado por Louis Cartier, um dos nomes mais importantes e icônicos do mercado de joias de todo o mundo. 

Esse tipo de corrente de ouro é formada por elos simétricos com a mesma proporção de tamanho ligeiramente achatados que são ligados uns aos outros. Normalmente é a escolha certa para quem procura um acessório básico, porém, com um estilo altamente sofisticado. 

4. Corrente de ouro Rabo de Rato

Diferentemente dos modelos que apresentamos até aqui, esse tipo de corrente de ouro é composta por um único fio de ouro. Dessa forma, recebe este nome por conta da ligeira semelhança com um rabo de rato. 

É uma peça que já era tradicional para composição com outras peças, sobretudo para adição de uma pedra ou pingente. Atualmente, está em evidência também como uso solo, para composição de um estilo mais despojado e simples. 

5. Corrente de ouro tipo Singapura 

Voltando às correntes que são formadas a partir de elos, a Singapura é possui elos  levemente retorcidos e de um formato mais ovalado. Além disso, contam com uma circunferência bem fina, destacando toda a sofisticação destes acessórios. 

É um dos modelos mais escolhidos por mulheres, justamente por conta de fatores como a sofisticação, o pouco peso e a possibilidade de complementar looks em diversas ocasiões. 

Qual o tipo de corrente de ouro mais caro?

É importante falar que o valor de uma corrente de ouro, normalmente, depende mais do tipo de ouro do que exclusivamente do tipo de corrente. É claro que existem alguns modelos que são mais complexos, no entanto, o que destaca o valor da peça é o ouro utilizado, bem como a liga metálica da composição para dar a forma. 

Aqui em nosso Blog, temos alguns conteúdos explicando os tipos de ouro e a variação de preços sobre esse material. Vale a pena dar uma olhada para entender sobre o assunto. 

Como saber se uma corrente é realmente de ouro

Assim como acontece com outros acessórios de ouro, existem muitas correntes que são vendidas como se fossem fabricadas a partir deste material, mas na prática não são. Por isso, é preciso entender como identificar se é ouro de verdade

O mais simples é o teste do imã. Alguns materiais têm alta propriedade magnética, o ouro não é um deles. Quando você posiciona um ímã perto da joia de ouro e existe atração, isso pode indicar que ela não é realmente composta pelo metal nobre. 

Na hora de vender ou comprar joias, é preciso entender estes detalhes e sempre procurar uma empresa séria e especializada no assunto. Aqui na Compro Joias BH, você encontra segurança para vender suas joias, inclusive todos os tipos de correntes de ouro, bem como toda ajuda neste momento. 

Últimos Posts

Confira as nossas últimas postagens em nosso blog e fique por dentro de todos os assuntos relacionados a compra de joias, ouro e outros itens de valor.