Joias de prata e joias de ouro são as mais tradicionais em joalherias e também em looks que são tendência. Esses metais preciosos são responsáveis por uma composição muito interessante, favorecendo o visual desses acessórios e também a qualidade. Mas, na prática, por que o ouro vale mais que a prata?
Se você também tem essa dúvida, a dica é ler este conteúdo até o final. Ao longo do texto vamos explicar os motivos que tornam o ouro mais valioso do que a prata e apresentar algumas vantagens e desvantagens de joias produzidas com estes dois materiais, confira:
Entendendo o ouro
Levando em conta a explicação científica, podemos dizer que o ouro é um elemento químico metálico, que ganha nobreza por ser um dos únicos metais que sofre pouca ou nenhuma oxidação.
Além da ampla utilização para produção de joias, o ouro também é importante para a indústria, para componentes eletrônicos e também para o mercado financeiro, visto que é um dos ativos mais lembrados quando olhamos para o mercado de commodities e pensamos em reserva de valor a partir dessas alternativas financeiras.
Olhando para o mercado de joias, o ouro ganha destaque por conta de 2 características: ser brilhante e muito maleável.
Entendendo a prata
Assim como o ouro, a prata também é um elemento químico, que ganha destaque por conta da sua aparência metálica, além da facilidade para combinação com outras ligas e matérias-primas.
Além da importância para a produção de joias, a prata é fundamental para a indústria como um todo, visto que existem milhares de objetos que são produzidos a partir deste material. Inclusive, podemos destacar as moedas, objetos produzidos em todo o mundo que utilizam essa matéria-prima.
Por que o ouro vale mais que a prata?
Agora que explicamos o que é o ouro e o que é a prata, chegou a hora de responder a pergunta inicial deste conteúdo. Se ambos os metais são preciosos e raros, por que o ouro vale mais que a prata? Por que joias de ouro são mais caras que joias feitas a partir da prata?
A principal resposta para essas perguntas está relacionada com a oferta de cada metal. Apesar dos dois metais serem preciosos, há uma oferta muito maior de prata do que ouro em todo o mundo.
Este fato afeta diretamente o preço de negociação de cada material. Isso quer dizer que, quanto maior é a oferta de prata, menor é o preço, visto que a raridade do material é menor. Por outro lado, uma baixa oferta de ouro torna este metal mais raro, aumentando o seu preço e consequentemente o preço de jóias fabricadas a partir dele.
Além disso, é preciso destacar que alguns outros pontos podem influenciar o preço de joias de prata e de ouro.
Entre eles, a questão da prata ser um metal que pode causar algumas reações alérgicas em um grupo pequeno de pessoas também deve ser considerado, tornando o ouro amplamente aceito. Essas alergias acontecem, principalmente, devido à presença de níquel na composição da liga de prata.
Com relação à presença de outros materiais nesta liga, vale destaque para alguns casos que podem gerar manchas em algumas peças e joias. Quando há a presença de cobre em seu acessório, por exemplo, serão necessários alguns cuidados de limpeza e manutenção para fazer com que sua peça permaneça brilhante.
Por fim, ainda podemos falar sobre a prata ser um metal com maior probabilidade de danos em joias. Isso acontece devido à textura mais macia desse material. Quando comparamos com o ouro, a prata é mais propensa a arranhões, dobraduras e mesmo quebras, considerando que o ouro é mais resistente e menos macio.
Ouro vale mais que a prata na hora de vender?
Para finalizarmos este conteúdo, precisamos falar que ambos os metais possuem um bom mercado para venda de joias. É claro que na maioria das vezes as joias de ouro possuem um valor maior, porém, se você possui peças de prata, saiba que consegue vender de forma tão simples quanto o ouro.
Aqui na Compro Joias BH, por exemplo, temos um processo seguro e simplificado para você vender suas joias. Agora que você entende os motivos pelos quais o ouro vale mais que a prata, sabe que na hora de vender, esse ponto deve ser considerado. Por isso, conte sempre com uma avaliação e uma empresa segura para te ajudar.