A pepita de ouro é um item super valioso. Imaginamos que você já tenha ouvido falar no termo, especialmente aqui em Minas Gerais, onde a riqueza mineral foi a principal fonte de renda por tantas décadas. Mas você sabe qual a maior pepita de ouro?
Justamente devido à abundância de minérios em solo brasileiro, o país já abrigou algumas das maiores pepitas do universo. Sabia que o estado do Pará, no Norte, é uma das principais localidades para encontrar essas “pedras preciosas”.
Se você ficou na curiosidade sobre a maior pepita de ouro já encontrada no Brasil e no mundo, continue acompanhando! Neste conteúdo, te explicamos o que é uma pepita de ouro e trazemos as mais bem colocadas no quesito tamanho.
O que é pepita de ouro?
Pepita de ouro é o metal encontrado em estado nativo, geralmente em formato de grão ou palheta. Assim, são pedaços de ouro de uma jazida original que podem mostrar sinais de polimento por uma ação corrente da água quando encontrados em rios.
Com a descoberta do ouro, com o trabalho de garimpo (principalmente em Minas Gerais), essa coleta era manual. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos no maquinário, é mais difícil ver a pepita. Isso porque os tamanhos são menores e o garimpeiro não entra em contato direto com o minério.
. Quanto mais amarelo-laranja, maior o teor de ouro e, consequentemente, mais valiosa é a pepita. A pureza desses pedacinhos de ouro varia de 20 a 22 quilates, uma porcentagem bem alta. Assim como nas ligas metálicas, pode haver impurezas como o cobre na pepita.
Qual a maior pepita de ouro no mundo?
O Brasil está no ranking das maiores pepitas de ouro do mundo, com destaque para a região Norte do Brasil. No entanto, quem lidera a lista é a Austrália, país na Oceania.
Em 1869, garimpeiros ingleses encontraram a Welcome Stranger – Bem-vindo estrangeiro, em português – na região de Victoria. A descoberta ocorreu em meio ao cenário de “febre do ouro” no país.
A pepita pesava 72 kg e tinha 61 centímetros de ponta a ponta. Eles acabaram optando pela venda e receberam cerca de 10 mil dólares à época, o equivalente a R$ 52 mil atualmente.
Segundo a Época Negócios, os profissionais eram originários da Cornualha, no Reino Unido. Eles fizeram a descoberta enquanto trabalhavam em uma área de mineração.
E qual é a maior pepita de ouro no Brasil?
Todas as oito pepitas de ouro encontradas no Brasil foram descobertas no Pará. Sete delas são da Serra Pelada, que foi invadida nos anos 1980 quando milhares de garimpeiros buscavam enriquecimento.
O garimpeiro Júlio José Filho encontrou a pedra em 1983, na região de Serra Pelada, no estado do norte. Aproximadamente um ano depois, o Banco Brasil adquiriu o item precioso. A “Canaã” pesa 60,8 kg e tem 90% de seu peso em ouro puro. Incrível, né?
Uma curiosidade é que a pedra pesava 150 kg, mas se quebrou. Encontrada no garimpo de Malvina, ela segue exposta no Museu de Valores do Banco Central do Brasil. A conquista para o Brasil vem em dose dupla, já que a pepita de ouro Canaã é a maior do mundo em exposição.
Veja um ranking das pepitas de ouro do Brasil:
1) Serra Pelada (PA): 60,8 kg
2) Serra Pelada (PA): 42,7 kg
3) Serra Pelada (PA): 39,5 kg
4) Serra Pelada (PA): 36,2 kg
5) Serra Pelada (PA): 35,5 kg
6) Serra Pelada (PA): 26,5 kg
7) Serra Pelada (PA): 19,5 kg
8) Serra Pelada (PA): 5 kg
Além de ser extremamente raro, encontrar pepitas de ouro consideravelmente grandes é uma chance de garantir um bom dinheiro com a compra e venda de joias. Empresas tradicionais e respeitadas no mercado do ouro vislumbram oportunidades incríveis nesses casos, já que o metal aparece em um de seus estados mais puros.
A riqueza de minérios em território brasileiro é motivo de orgulho para a nossa população. A gama é variada e vai desde a ametista até a turmalina paraíba. Saiba mais também sobre os tipos de pedras preciosas no Brasil. E, é claro, continue acompanhando nossos conteúdos!